Na noite desta terça-feira (6), a Unidos do Viradouro revelou o enredo para o Carnaval de 2026, prestando uma emocionante homenagem a uma das maiores figuras do carnaval carioca: Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça. Intitulado “Pra Cima, Ciça”, o tema vai celebrar a vida e a trajetória do mestre de bateria, que completa 70 anos no ano do desfile.
O anúncio foi feito na quadra da escola, em Niterói, e surpreendeu o homenageado, que ficou visivelmente emocionado com a homenagem inesperada.

Mestre Ciça em seu discurso na sede social da Unidos do Viradouro
Em 2026, Ciça fará sua 55ª participação no carnaval, uma jornada que começou em 1971, como passista da Unidos de São Carlos — hoje Estácio de Sá. Sua estreia como mestre de bateria aconteceu na mesma agremiação, em 1989. Três anos depois, conquistaria seu primeiro título, em 1992.
Pela Viradouro, onde atualmente comanda a bateria, Mestre Ciça já conquistou dois campeonatos do Grupo Especial: em 2020 e em 2024. Além disso, deixou sua marca em outras grandes escolas de samba, como Unidos da Tijuca, Grande Rio e União da Ilha.

Mestre Ciça e o Carnavalesco Tarcisio Zanon
Após alcançar o 4º lugar no Carnaval 2025, a Viradouro volta com força em 2026, agora apostando em um enredo afetivo e poderoso, que promete emocionar e celebrar a grandiosidade de um ícone do samba.
Fotos: Rio Carnaval e Viradouro












Comments