No último Domingo (6), a escola de samba Paraíso do Tuiuti fez uma grande festa em sua quadra para celebrar seus 73 anos de história, e aproveitou a ocasião para revelar o enredo do seu desfile para o Carnaval de 2026 a agremiação anunciou que o tema do próximo ano será “Lonã Ifá Lukumi”, que contará a história de uma vertente religiosa afro-cubana que vem sendo cada vez mais redescoberta no Brasil.
O enredo será desenvolvido pelo renomado carnavalesco Jack Vasconcelos, que promete explorar a profundidade e riqueza dessa tradição religiosa, celebrando suas raízes e a importância da cultura afro-brasileira. “Lonã Ifá Lukumi” trará para o Sambódromo o protagonismo dessa vertente do candomblé, com suas origens, crenças e práticas, além de destacar a influência dessa cultura na sociedade brasileira contemporânea.
A escolha do tema surge em um momento de crescente valorização e reconhecimento das religiões de matriz africana no Brasil, especialmente no contexto de um país que busca cada vez mais refletir sobre suas raízes e ancestralidade. A Acadêmicos do Tuiuti, que sempre foi conhecida por sua ousadia e comprometimento com questões sociais, promete mais uma vez emocionar o público e celebrar a diversidade cultural do país.
O anúncio foi feito durante uma festa que contou com a presença de diversos componentes da escola, e a atual campeã do carnaval carioca Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis.
A comemoração também marcou a virada de página da escola após o Carnaval de 2025, quando obteve 268,7 pontos e terminou na 10ª colocação, com o enredo que exaltava a figura de Xica Manicongo, a primeira travesti negra não indígena do Brasil.

Fotos: Juliana Yamamoto | @_julianafotografia












Comments